victorbathke.eti.br

Menu Close

Rumos e devolutivas

Rumos e Devolutivas

Desde 2009  me dediquei à empreender e buscar me aprofundar tecnicamente. Com um emprego de 8 horas, desdobrar-se entre as três coisas exige uma certa dose de criatividade mas fiz o que estava ao meu alcance.

No lado do empreendedorismo os resultados foram gratificantes, as experiências marcantes, mas não me capitalizei a  ponto de seguir uma carreira independente.

Já pelo lado técnico as equipes com quem trabalho seguem entregando software em produção buscando qualidade e produtividade.


Qualidade e produtividade

No desenvolvimento de software, nunca deixei de ter os dois pés nessas duas palavras e de acompanhar o que andava acontecendo de relevante. Em 2015 decidi dar foco aos meus skills técnicos, mais especificamente em Teste Automatizado de Software e Integração Contínua.

Como devolutiva, inicio uma série de posts sobre o que venho trabalhando.

 

Mapa das técnicas de Migração de Sistemas Legados no Brasil (Questionário)

Caros,
convido a todos que já tiveram alguma experiência com migração de sistemas legados para responder ao questionário que compõe a monografia que eu estou desenvolvendo sobre o tema.

O questionário encontra-se no endereço http://bit.ly/X56qdx e tem como objetivo mapear como as empresas brasileiras estão lidando com a migração de sistemas legados.

O resultado desta pesquisa será disponibilizado até dia 08 de abril de 2013 no endereço http://sistemalegado.com.br

Grato,
Victor Augusto Bathke

O Mítico Homem-Mês, Frederick P. Brooks Jr.

O Mítico Homem-mês

Brooks, Frederick P.
ISBN: 9788535234879
Idioma: Português
Editora: Campus
Publicação: 1975

Dando sequência à minha pesquisa sobre referências de tecnologia da informação o livro da vez foi o “O Mítico Homem-Mês”. O livro relata a experiência de Frederick Brooks em um ensaio sobre engenharia de software feito em 1975, incluindo o polêmico artigo “Não Existe Bala de Prata – Essência e Acidente em Engenharia de Software” publicado em 1986 no IFIPS.

O artigo é o ponto crucial do livro e o título do artigo não se contradiz sobre a palavra “essência” em engenharia de software. Concordando ou discordando do artigo, os fatos expostos pelo autor são memoráveis.

Leitura básica para quem trabalha com software.

Terceira Onda, de Alvin Tofler

 

A Terceira Onda

Toffler, Alvin
ISBN: 0553246984
Idioma: Português
Editora: Bantam Books
Publicação: 1980

Alvin Tofler reuniu neste livro uma sequência de fatos registrados na história para fundamentar o que ele chama de “as três ondas”: a era agrária, onde a humanidade deixa de ser nômade e começa a agrupar-se em comunidades, a era industrial onde a humanidade descobre e propaga a força da produção massificada e por fim a era da informação onde a humanidade desmassifica a era industrial tornando-se globalmente transacional através da informação.

A discussão ao longo do livro detalha os impactos políticos, familiares, religiosos, comportamentais, trabalhistas e tantas outras formas de manifestações sociais e suas variações causadas pelas ondas.

O que torna o livro interessante é como a discussão ilustra facilmente fatos que soam absurdos se vistos de forma isolada, mas que ganham um contexto perfeitamente compreensivo quando analisados pela perspectiva das ondas. É incrível imaginar como essa discussão iniciou-se em 1980 e é tão atual como se narrasse os dias de hoje, fazendo apostas para um futuro próximo ainda.

É uma literatura básica para o profissional de TI entender sobre a história dos ganhos de produtividade da humanidade e também sobre a posição estratégica da TI no mundo.

Gestão do conhecimento

Inauguro esse canal de comunicação com uma seção de livros de referências em tecnologia da informação que eu venho lendo. Não são livros técnicos no estilo “como fazer”, mas sim “por que fazer?”.

fotoAmpliada_2410

Takeuchi, Hirotaka

ISBN: 9788577801616
Idioma: Português
Editora: Bookman

Este livro reúne uma série de artigos que falam desde o fundamentos do conhecimento até casos reais de uso da gestão do conhecimento como ativo nos mais diversos ramos de negócios.

Leitura básica para todo profissional conhecimento e especialmente para o profissional de TI.

© 2017 victorbathke.eti.br. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.